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11 insights sobre redes sociais para seu marketing digital

14 Fevereiro 2019
11 insights sobre redes sociais para seu marketing digital

Nós aqui da WB já falamos - e não vamos parar de falar - sobre o poder das redes sociais na hora de domar o dragão do marketing digital. Nesse meio, tudo levanta voo e despenca, ganha e perde força, sempre muito rápido - tem que estar ligado para acompanhar. Há alguns anos, quando as grandes empresas viram as redes como uma maneira de estabelecer contato direto com o público, muitos disseram ser uma questão de tempo para elas sumirem do mapa. Depois de todo esse tempo, há quem ainda seja veemente na ideia de que elas têm um prazo de validade no mercado, e, para esse questionamento, dizemos com toda a certeza: é bastante improvável.

As pessoas amam redes sociais. Amam alimentar o ego com coraçõezinhos vermelhos e “joinhas”. É um tipo de amor que faz com que fiquemos acordados à noite esperando aquele like, alguma notícia interessante para sempre estar informado antes de todo mundo, verificar o status em um ranking de amabilidade da persona que criamos. Afinal, se as pessoas vendem a própria imagem, por que as empresas não deveriam?

As olhadinhas que você dá nas suas redes durante o dia somam uma média de duas horas (claro que essa média é traçada com base em vários perfis, inclusive aqueles que não desgrudam nunca e aqueles que mal lembram das próprias senhas; cada um interage e se conecta de uma maneira diferente). Visando esse tempo gasto nas redes, as pequenas e grandes empresas têm tentado cada vez mais se expor e ser reconhecidas pelo público-alvo.

Para isso, é necessário certo entendimento. De tudo. O que seu público faz lá? Como interagir com ele? No formato de mais simples entendimento da internet, listamos para você alguns dados e dicas sobre o comportamento das pessoas. Segue a thread!

  • Gostamos de diversificar nossa linguagem. Você não pode usar o Linkedin da mesma maneira que posta no Twitter. Nós segmentamos o amor. Cada pessoa tem, em média, 7 contas em redes sociais. Se para os usuários é trabalhoso administrar isso tudo, imagine para as empresas. Por isso é essencial um bom conhecimento do perfil de usuário e da linguagem utilizada em cada uma dessas redes.

Redes sociais perfis

  • 3.03 bilhões de pessoas, quase METADE da população mundial, utiliza redes sociais. Facebook, WeChat (o aplicativo de mensagens de maior popularidade no oriente) Instagram e Linkedin são as com maior número de usuários.

Eu quero mais

“Eu preciso de mais”

  • É de se esperar que o pessoal mais jovem e “conectado” seja o mais interativo, certo? Erradíssimo. Usuários na faixa etária de 55 a 64 anos tem mais do que o dobro de chance de interagir com conteúdo do que as pessoas mais jovens. Já parou para pensar que são eles os que mais compartilham e enchem o feed do Facebook?

Eu manjo de tecnologia

“Eu manjo de tecnologia”

  • 96% das pessoas que falam sobre uma marca não a seguem. Então, é sempre bom lembrar que seguidores e curtidas são métricas de vaidade, ou seja, apenas números.

Seguidores marcas

  • Achava que as pessoas checavam suas redes com mais frequência nos fins de semana? Engano seu! Os usuários se envolvem 49% mais com conteúdo compartilhado em dias úteis, geralmente por passarem o dia em frente a um computador ou com o celular ao lado, seja tratando de trabalho ou apenas dando aquela conferida nos likes.

Online no trabalho

  • Aqui vai mais um insight: só 28% dos compartilhamentos vêm das redes sociais “tradicionais”. O resto vem de um lugar esquecido mas sempre presente, o Dark Social. Para os profissionais de marketing, ele já é lugar-comum. São e-mails, bate-papos, aplicativos (aquela corrente que sua vó manda Whatsapp), cópia e colagem de conteúdos, links etc.

 Dark social

  • Cristiano Ronaldo é a pessoa mais seguida do Instagram atualmente, (154 milhões) finalmente tomando o posto anteriormente ocupado pela cantora Selena Gomez.

Cristiano Ronaldo Selena Gomez Instagram

  • Todas as grandes marcas estão no Instagram. De acordo com um estudo levantado pelo site Sprout Social, 55% dos clientes dessas marcas as consideram pouco transparentes nas redes. Os millennials (ou geração Y) cobram mais por essa transparência.

Millenials

  • Por conta de vazamentos de dados massivos em 2018, o Facebook “registrou a maior perda de um dia em valor de mercado por qualquer empresa na história do mercado de ações dos EUA” - US$ 119 bilhões, segundo o canal CNBC.

 Mark zuckerberg facebook

  • As stories tomaram de conta da internet. O recurso, que permite que o usuário poste vídeos curtos ou imagens que desaparecem em uma prazo de 24 horas, anteriormente exclusivo do Snapchat, foi inserido em praticamente todas as redes sociais. Em 2018, o Instagram Stories recebeu atualizações significativas, com filtros de realidade virtual e stickers interativos. O Facebook também aderiu a algo similar, e logo em seguida o Whatsapp, YouTube e até mesmo o Behance!

Stories Instagram

  • 53% dos usuários do Twitter esperam que as marcas respondam em menos de uma hora. Se eles estão descontentes com um serviço, o número sobe para 72%. Quase metade dos usuários de redes sociais preferem o Twitter para estabelecer uma comunicação direta com as marcas, então não responder rapidamente pode gerar reações negativas.

Resposta marcas twitter

2019 já conta com muitas novidades e podemos esperar ainda mais recursos enriquecedores das mídias sociais para incluir em estratégias de marketing digital a fim de obter excelência na comunicação entre marca e cliente. As pessoas amam ver o uso de um novo engenho atrelado a um bom conteúdo. Na internet, tudo é timing, domínio, foco e estratégia. Vai querer ficar para trás?

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