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Você sabe o que é uma landing page?

28 Fevereiro 2018
Você sabe o que é uma landing page?

Landing page é uma forma essencial de impactar e converter visitantes em potenciais clientes, além de ser estratégia de marketing digital de sucesso que visa atrair clientes qualificados para seu objetivo.

Landing pages (também chamadas de páginas de conversão) têm todos seus elementos voltados para a função de converter seu visitante em lead (cliente em potencial). Sua empresa ainda não utiliza esse recurso em sua estratégia de marketing digital? Descubra, a seguir, o que é uma landing page e quais são suas principais vantagens!

O que é uma landing page?

Antes do marketing digital, o termo landing page designava apenas uma página que levava o usuário para um site. Posteriormente, com a popularização de técnicas de marketing digital e inbound, a landing page tornou-se algo focado na conversão.

Um exemplo de landing page são as páginas ligadas aos anúncios do Google Adwords. Em uma estratégia de marketing digital que utiliza mídia paga, geralmente seu destino será uma landing page.

É importante destacar que uma página de destino é definida por seu propósito de destino e conversão. Comumente, essas páginas contarão com algo que seu cliente em potencial deseja. Para que ele obtenha isso, é necessária sua conversão.

Uma das características básicas que separam visitantes casuais (ou acidentais) de futuros clientes é o interesse. Portanto, a página de destino ideal terá o mínimo de elementos possíveis em comparação a páginas de sites e blogs. O objetivo da landing page é apresentar uma proposta de serviço, produto ou conteúdo exclusivo. Por isso, é importante diferenciá-la de páginas institucionais, corporativas ou focadas em conteúdo.

Tudo é projetado com a intenção de transmitir uma proposta e, então, propor a conversão. Isso é feito por meio de um formulário.

O intuito do formulário é justamente gerar uma conversão. Coletam-se as informações do lead de forma voluntária. Isto é, ele fornecerá seus dados em troca do recebimento de conteúdo relevante de seu interesse. Com essas informações, é possível então prosseguir com a qualificação dessa pessoa interessada em sua empresa para as etapas seguintes.

Qual é a utilidade da landing page para uma empresa?

Dentre os tipos de landing page existentes, é possível destacar três propósitos básicos. Essas páginas podem ser focadas em:

  • Vendas diretas: a oferta em foco é um produto ou serviço. Assim, seu propósito é o fechamento da venda em si. Nesse caso, a conversão aqui já segue um caminho mais direto.
  • Geração de leads: landing page focada na captura. Aqui, são apresentados os benefícios que o visitante recebe ao compartilhar seus dados. Geralmente aqui materiais ricos, como e-books, inscrições em cursos, webinars e newsletters são o objeto da conversão.
  • Geração de relacionamento: pode-se dizer que construir relacionamento é um objetivo que une venda direta e a geração de leads. Ter uma landing page única para esse direcionamento é algo mais avançado. Aqui, é preciso uma proposta e um direcionamento ideal, que nutra seu cliente em potencial para parte da oferta apresentada.

Ter uma landing page faz com que sua empresa possa ter uma precisão maior em sua oferta. Redirecionar pessoas em um anúncio ou postagem de Facebook para sua página inicial, por exemplo, pode dispersar seu público. Quando sua estratégia de marketing inclui uma landing page, é possível especificar a oferta e oferecer a seu cliente exatamente o que ele necessita no momento.

Uma página de destino pode ser útil para diferentes objetivos em sua empresa! Não importa se a meta é venda, engajamento, relacionamento ou informação, o que pode converter seu público é foco. Uma landing page bem otimizada pode direcionar esse foco da melhor maneira possível para incrementar seus resultados almejados.

Você já conhecia o conceito de landing page? Percebeu como sua estratégia pode se beneficiar dessa técnica? Compartilhe suas dúvidas e experiência nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima!

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