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Cliente ideal: Você sabe quem é o do seu negócio?

26 Julho 2017
Cliente ideal: Você sabe quem é o do seu negócio?

Uma empresa de sucesso sabe exatamente qual é o perfil de cliente que ela deseja atingir. O cliente ideal, no caso, é aquele que gera os maiores resultados para a empresa e a mantém em um caminho lucrativo.

Compreender o seu público é essencial não apenas para uma melhor relação com ele, como também para que a organização internalize o perfil de cliente que ela necessita atrair.

Ter o seu cliente ideal bem definido tem um papel essencial na produção de conteúdo, desenvolvimento de produto e serviços, acompanhamento de vendas e em todo processo que envolve aquisição e retenção de consumidores. E uma metodologia que pode lhe auxiliar a traçar sua estratégia focada no cliente é a definição de uma persona.

Confira, a seguir, o que é a persona e como definir o cliente ideal de seu negócio.

Persona: o que é e como construir o perfil de cliente ideal

Uma persona é como chamamos um perfil semificcional que representa o cliente ideal de sua empresa. Diferentemente de uma definição generalizada de público-alvo, a persona parte de dados e informações coletadas sobre o potencial consumidor para criar uma representação mais concreta e aproximada do cliente ideal de seu negócio.

A persona do cliente ideal (também conhecida como buyer persona) pode auxiliar a direcionar de forma otimizada os planejamentos e as ações de sua equipe de marketing, vendas, produtos e serviços.

Construir a persona não é um processo complicado. O início do caminho envolve saber realizar as perguntas certas durante a etapa de pesquisa e coleta de informações sobre o seu público-alvo (demografia, canais que utiliza, seus objetivos, etc.). Além disso, é necessário apresentar esses dados de maneira atraente e de forma útil para que o seu time possa utilizar a persona como ponto de partida de suas ações e estratégias.

Buyer personas fortes são baseadas em pesquisas de mercado e nas descobertas contínuas documentadas pelas empresas por meio de seus processos. O número de personas pode variar de acordo com o seu negócio, mas é recomendado começar com poucas delas e, posteriormente, ir segmentando os perfis com mais profundidade.

Buscando a informação necessária para desenvolver as personas de seu negócio

Entre o público-alvo de sua empresa, você terá consumidores, prospects e pessoas fora da sua base que podem se alinhar ao perfil desejado. Para reunir a informação necessária, atingir o cliente ideal de seu negócio e desenvolver suas personas há alguns métodos que podem ser implementados, entre eles estão:

Base de clientes

Documentar e examinar as interações de clientes que já interagiram com a sua empresa pode ajudar a sua equipe a descobrir padrões e dicas de como o seu consumidor se comporta.

Call-to-action

Quando se trabalha com ações de marketing de conteúdo, um call-to-action que chame a atenção ou atraia o público mais alinhado com a sua persona pode lhe trazer informações valiosas.

Digamos, por exemplo, que a sua persona trabalhe em um determinado segmento de mercado. Inserir um campo de cadastro perguntando o tamanho da organização pode auxiliar a sua empresa a otimizar essa persona e realizar os ajustes necessários em suas ações.

Feedback interno

Além de analisar a sua base de clientes, é importante colher o feedback dos processos que já estão acontecendo. Sua equipe de vendas pode compartilhar experiências vivenciadas junto aos clientes que estão tendo maior interação ou estão mais avançados em sua jornada. Dessa forma, fica mais simples desenvolver uma visão mais generalizada e concreta sobre o perfil de cliente ideal que a empresa procura.

Saber quem é o cliente ideal do seu negócio não é uma resposta exata nem imutável. É importante manter sempre atualizado seu banco de dados e registro de interações com os clientes, assim como analisar constantemente como o mercado e o consumidor andam se comportando e se relacionando com a sua empresa.

O que vai determinar melhores estratégias e ações orientadas ao cliente da sua empresa é a profundidade dos dados que você coleta e compartilha com seus colaboradores, quais são os objetivos que a sua estratégia de marketing e vendas pretende alcançar e o quanto a sua empresa é presente e engajada nos canais utilizados pela persona.

Você já conhecia o conceito de personas? Já possui estratégias para saber quem é o seu cliente ideal? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários e até a próxima.

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