18 12 2014

4 (bons) motivos para monitorar sua empresa na internet

4 (bons) motivos para monitorar sua empresa na internet

Fica cada vez mais difícil achar pessoas ou empresas que não estão conectadas diariamente na internet. Com a popularização da rede no país, seja em casa, no trabalho ou na rua, estar online se tornou algo bastante usual. As redes sociais foram o grande boom da década e a cada novidade que surge, novos adeptos aparecem.

Nesse contexto ter um site, blog ou página em uma rede social, amplia a divulgação da marca e consequentemente abre caminhos para que o público possa entrar em contato, e se relacionar da maneira que quiser. Muitas empresas aproveitam muito bem essa oportunidade e outras nem tanto, as que estão se dedicando com mais afinco, sabem que monitorar o que é dito sobre elas é extremamente importante. Confira as razões que fazem desta prática algo essencial para sua empresa:

1 - Saber o que estão falando sobre você

Com o crescimento das redes sociais, aumentaram as possibilidades do público se expressar e compartilhar suas opiniões com o mundo. Muitas empresas já entendem isso e criam suas páginas e perfis para se aproximar deste público. Porém, muitas vezes os comentários não são direcionados para a empresa em si, e sim acontece entre amigos, seja um elogio ou crítica.

Fazer o monitoramento de palavras-chaves como o nome da sua empresa e o segmento que atua, é importante para entender o que o público está falando sobre sua marca. O retorno costuma ser positivo ou negativo? Quais as principais críticas e reclamações? Com isso, será possível revisar seu plano e suas ações para se adaptar melhor ao mercado, alterando o que achar necessário e continuar acompanhando o que é falado sobre sua empresa.

2 - Criar relacionamento com seus clientes

Monitorar sua empresa faz você conhecer melhor seus clientes. Através dos comentários, positivos ou negativos, você pode entrar em contato com a pessoa e assim criar um vínculo direto com ela, tirando as dúvidas, agradecendo um elogio ou mesmo resolvendo um problema.

Conhecer quem é seu público-alvo, quem são as pessoas que consomem seu produto ou serviço é o básico para qualquer empreendedor. Todo plano de marketing estratégico precisa desta informação o mais precisa possível, este monitoramento vai auxiliar ainda mais nessa etapa.

3 - Identificar seus fãs

Assim como é importante saber quem está falando sobre seu negócio, descobrir quem são os seus fãs também tem bastante relevância. Essas pessoas são os defensores da sua marca e são eles que (espontaneamente) farão sua propaganda online. O boca a boca tem bastante força no meio virtual, sendo assim, cultivar estas pessoas é uma boa tática para ampliar a mensagem positiva do seu negócio.

Procure identificá-los e, se possível, entre em contato, apresente vantagens, descontos, brindes... Isso só melhorará a imagem da sua empresa e ainda gerará mais mídia espontânea.

4 - Controlar crises

Assim como existem os fãs, existem os que odeiam e apenas criticam. Evitar crises dentro das mídias sociais pode salvar a imagem da sua empresa. É preciso ficar de olho em tudo o que falam e tentar contornar da melhor maneira possível um problema que tenha acontecido.

Não entre em brigas. É importante saber separar as coisas e lembrar que tudo pode ser copiado e compartilhado depois. Por isso é importante ter calma e resolver essas crises sem se estressar com os clientes.

Estes são os principais motivos para que você passe a monitorar sua empresa na internet. Com a popularização da internet, todo mundo está comentando e compartilhando tudo o que vê, então ficar de olho e interagir com esses comentários, pode mudar a imagem da sua empresa e ainda fazer você ganhar ainda mais seguidores e fãs.

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